Apartamento T3 Estrutura: Madeira Década de construção: 30 Intervenção: Design de Interiores, Direção e Execução de Obra Obra: Remodelação Integral
Materiais Utilizados
Pavimento IS Social - Mosaico Hidraulico
Tampos e lavatórios IS - Krion
Misturadora OFA - Novastar
Bancada e Backsplash Cozinha Silestone Gold Calacatta
Pavimento Cozinha - Margres - TOOL
A nossa intervenção
Típico apartamento do início do séc. XX, com estrutura de madeira e pisos de soalho de madeira maciça, amplas portas, pé direto alto e assoalhadas comunicantes.
Os novos proprietários deste imóvel que funcionou como escritório, pretendiam devolver os usos originais das assoalhadas e sobretudo recuperar todos os elementos originais.
O pavimento anteriormente coberto por um flutuante de pouca qualidade foi reabilitado e voltou a vez a luz do dia novamente, naturalmente assumindo todas as suas falhas e desníveis, mas realçando o caracter e cor ímpar que só as madeiras centenárias proporcionam.
As carpintarias (portas e portadas) também foram devidamente recuperadas bem como as paredes e tectos em estuque tradicional, de acordo com as técnicas antigas, logo após as infraestruturas técnicas terem sido implementadas.
Na cozinha a chaminé de origem foi recuperada e instalado novo mobiliário de cozinha que aproveitou toda a altura disponível.
Em contraponto com os elementos originais recuperados os novos elementos são contemporâneos o que se verificou ao nível dos revestimentos cerâmicos, equipamentos sanitários e mobiliário.
Nova caixilharia em PVC foi instalada para melhoria térmica, respeitando a métrica original.
Por fim o pequeno logradouro que se dividia em dois níveis pouco agradáveis foi nivelado recorrendo à instalação de uma estrutura metálica.
Mais um exemplo de boa conjugação entre soluções funcionais e contemporâneas, mas com enorme respeito pelo património existente.