PROJETOS
Oeiras Caxias 1
Moradia V6
Estrutura: Betão
Década de construção: 80
Intervenção: Design de Interiores,
Direção e Execução de Obra
Obra: Remodelação Integral
UTILIZADOS
A NOSSA INTERVENÇÃO
Os proprietários desta moradia, localizada em zona privilegiada e com uma excecional vista sobre o Tejo, pretendiam torná-la mais contemporânea e sobretudo mais confortável. As generosas áreas teriam de ser adaptadas aos novos usos e transformadas em áreas mais acolhedoras.
O piso superior foi alterado, criando uma ampla suite com espaços bem demarcados (descanso, closet e wc), aproveitando ao máximo a vista sobre o rio e sobre o jardim. A tardoz com vista para o segundo jardim, mais recatado, foram instalados os quartos das crianças. O piso central destina-se aos usos comuns como a cozinha, salas e quarto de hóspedes. Já o piso inferior, que era apenas uma área secundária passa agora a ter uma nova vida e destina-se a escritório, zona de brincar e zona de lounge para receber convidados, o que se tornou viável graças a uma intervenção a fundo quanto à impermeabilizações e isolamentos térmicos, instalação de soalho de madeira e novos revestimentos de paredes.
A arquitetura original era de qualidade e os usos para as várias áreas foram claros desde o início do projeto, pelo que a nossa intervenção no interior focou-se sobretudo em criar espaços mais amplos e funcionais ao nível da cozinha e da suite e no geral melhorar a qualidade térmica, substituindo todas as caixilharias e dotando o imóvel com climatização central através de bomba de calor e ventilo convectores.
A sala de estar foi reorganizada, eliminando uma enorme lareira que obstruía a vista. Desenhámos um novo enquadramento para uma nova lareira de cariz contemporâneo que envolvesse a também a área técnica, gerando assim mais área para disposição de mobiliário. Um enorme envidraçado foi colocado, como que emoldurando a vista.
O soalho de madeira maciça foi recuperado e instaladas novas portas e rodapés lacados a branco que maximizam a luz natural existente. A escolha dos materiais e revestimentos recaiu sobre tons neutros de inspiração clássica apostando em pequenos detalhes e iluminação indireta. Todas as carpintarias foram desenhadas e produzidas à medida, lacadas a branco ou em folha natural de carvalho.
O maior desafio recaiu na beneficiação do espaço exterior a tardoz, que sendo um jardim de grandes dimensões tem uma disposição difícil por ser muito comprida. Desenvolvemos um projeto que inclui uma piscina, zona técnica oculta e zona de churrasco/refeição. Todas estas valências desenvolvem-se de um único lado do jardim de forma a manter o máximo de relvado possível. Todo o conjunto foi enquadrado utilizando materiais que já se encontravam na arquitetura original (pedra e madeira). Desta forma o novo conjunto funciona em perfeita harmonia com o existente.
Um espaço feliz para uma jovem família.