PROYECTOS

Lisboa S. Ciro

Lisboa
S. Ciro
IMÁGENES DEL PROYECTO

Apartamento T2+1
Estrutura: Madeira
Década de construção: Séc. XIX
Intervenção: Design de Interiores, Licenciamento,
Direcção e Execução de Obra
Obra: Remodelação Integral

Planificación, dirección y ejecución de la obra
Diseño de interiores
Concesión de licencias


MATERIALES
UTILIZADOS

Encimera - Granito


Encimera - Granito "Rosa Monção"


 
Lavabo - Sanitana Luna


Lavabo - Sanitana Luna

www.sanitana.com
 
Suelos de madera de pino natural


Suelos de madera de pino natural


 

INTERVENCIÓN

Um pequeno apartamento com divisões diminutas, em puro estado de degradação, foi reabilitado e adaptado de forma a gerar um simpático T2 + 1, beneficiando da existência de um antigo anexo no logradouro, agora reconvertido em quarto de hóspedes.

A requalificação do logradouro e anexo foram alvo de um processo de licenciamento camarário, favorável à intervenção o que permitiu criar um quarto extra totalmente independente. No interior, as pequenas divisões, foram agregadas originando um quarto e uma sala de dimensões já razoáveis. A antiga marquise foi também requalificada e anexa à sala, eliminando as portadas interiores e uniformizando o pavimento com soalho de tábua corrida.

Perante uma estrutura de vigamentos de madeira e em tabique débil, datada do séc. XIX, todas as demolições foram feitas recorrendo a reforços estruturais executados em pórticos de aço, devidamente suportados ao nível das fundações.

As instalações técnicas (águas, esgotos, eletricidade, gás e ar condicionado) foram integralmente renovadas e aplicados tetos falsos em toda a superfície para ocultar os reforços estruturais e uniformizar a iluminação por downlights. Todas as paredes foram estucadas e pintadas em tom marfim.

À pequena cozinha foi adicionada uma zona de mobiliário em ilha, que acrescenta bancada de apoio para preparação mas também arrumação extra. A zona de estar passa a ocupar a antiga marquise que foi devidamente isolada e onde foram instaladas grandes caixilharias para dotar o espaço de luz natural.

Para os revestimentos e equipamentos, a escolha recaiu em materiais de origem nacional com boa relação qualidade preço, como as bancadas de cozinha em granito nacional e a cerâmica e sanitários também de fabrico nacional.

As portas de origens foram recuperadas em obra e os roupeiros desenhados à medida seguindo a traça original dos vãos.


OTROS
PROYECTOS