PROJETOS

Lisboa Restelo 6

Lisboa
Restelo 6
IMAGENS DO PROJETO

Moradia V4
Estrutura: Betão
Década de construção: 40
Intervenção: Design de Interiores,
Licenciamento,
Direção e Execução de Obra
Obra: Remodelação Integral

Planeamento, direção e execução de obra
Consultoria
Design de Interiores
Licenciamento


A NOSSA INTERVENÇÃO

Moradia geminada em bairro histórico, para reabilitação integral, com ampliação a tardoz.

Trata se de uma construção de origem social, num bairro que tem vindo a ser alvo de uma modificação profunda ao longo dos anos, com reduzidas áreas e estrutura simples como principais características.

Com o objetivo de dotar o imóvel de conforto e mais área, foi elaborado um projeto para a reabilitação e licenciamento de ampliação a tardoz, mantendo todas as caraterísticas morfológicas da fachada principal.

Pela fraca estrutura resistente, parte da moradia original foi demolida e construída a área ampliada em betão armado. Já a parcela a manter foi recuperada respeitando a estrutura original, executando nova cobertura em estrutura de madeira, telha cerâmica e beirado tradicional, nunca descurando o devido isolamento térmico.

São 120 m2 de construção que se desenvolvem por 2 pisos, reservando para o piso térreo a maior percentagem de área, beneficiando o espaço social, que se desenvolve integralmente a tardoz.

A sala aproveita a excelente exposição solar com a instalação de uma janela em toda a largura, criando forte ligação visual ao pequeno jardim no logradouro.

Ainda no piso térreo instalámos na zona central uma pequena kitchenette com ligação à sala, um escritório, uma instalação sanitária social, zona técnica e a escada de acesso ao primeiro piso que fica acoplada à fachada norte, servida de 2 janelas qua garantem luz natural e maior amplitude na circulação vertical.

O primeiro piso fica reservado aos 2 quartos, um deles em suite com um pequeno walking closet.

Nos acabamentos foram feitas opções que cumprissem sempre o compromisso entre funcionalidade, custo e design. Assim para o pavimento escolhemos um flutuante laminado com boa imitação de pinho natural, com resistência AC5 e nas casas de banho optamos por aplicar revestimentos cerâmicos apenas nas zonas de banho, sendo as restantes paredes revestidas a estuque pintado. Opções económicas, mas que permitem criar espaços confortáveis e envolventes.

 


OUTROS
PROJETOS