PROJETOS
Lisboa Gulbenkian 1
Apartamento T5
Estrutura: Alvenaria e betão pobre
Década de construção: 40
Intervenção: Design de Interiores,
Licenciamento,
Direção e Execução de Obra
Obra: Remodelação Integral
UTILIZADOS
A NOSSA INTERVENÇÃO
Um magnífico apartamento nas avenidas novas, com excelente localização, ótimas áreas e um enorme potencial, seria irresistível não fosse um problema estrutural grave a nível da laje, situação que obrigou o anterior proprietário a desistir da obra que tinha programado e recolocar o imóvel no mercado.
O atual proprietário adquiriu assim este imóvel, ciente dos problemas a resolver e reuniu os parceiros certos para dar uma nova vida a este projeto.
Ultrapassadas as questões legais, como o licenciamento necessário às alterações estruturais, o primeiro passo foi assim o reforço estrutural da laje em betão leve, incluindo os necessários escoramentos e elementos de ligação em aço e resinas adequadas. Posteriormente os reforços estruturais em pórticos de aço para as alterações de layout essenciais à ampliação da cozinha e das instalações sanitárias.
Não tendo sido possível, devido aos reforços estruturais, a recuperação dos elementos originais, todo o design de interiores foi desenvolvido para devolver ao apartamento o espírito da época de construção, com a recolocação de pavimento em lamparquet de carvalho, rodapés altos, sancas de inspiração art deco e vão interiores de grandes dimensões.
O pavimento em lamparquet aplicado em espinha e posteriormente afagado e envernizado com verniz mate, é a alma deste projeto. As carpintarias sendo novas foram terminadas e esmaltadas em obra para conferir um toque mais tradicional. Em termos térmicos, as caixilharias foram substituídas por alumínio com rutura de ponte térmica, mas com a métrica idêntica ao original e todos os espaços dotados de pré-instalação de Ar Condicionado.
Em contraponto ao espírito de época, as instalações sanitárias e a cozinha foram desenvolvidas com uma abordagem totalmente contemporânea, quer quanto à funcionalidade quer quanto ao design através da escolha de sanitários e misturadoras de desenho atual.
O ponto de encontro entre estas duas abordagens faz-se através da escolha de materiais comuns como a madeira de carvalho, presença comum em todos os espaços.
Um espaço renascido, verdadeiramente apaixonante.