ESTAMOS DISPONÍVEIS

TELEFONE

(+351) 211 582 197

EMAIL

info@placemaker.pt

RECURSOS
Utilidades

RECURSOS

Utilidades

14 dicas de eficiência energética

Descubra se os seus equipamentos são energeticamente eficientes através do Simulador de Comparação de Eficiência Energética, disponível no site da EDP.

Mais informação em:
http://www.edp.pt
 

  1. Aproveite toda a energia natural que puder. Evite perdas de calor e infiltrações, através do isolamento eficaz de portas, janelas, paredes, tecto e pavimento, reduzindo a utilização de sistemas de climatização (ar condicionado, aquecedores, etc.).

     

  2. No Inverno, aproveite a radiação solar para aquecer a casa. No Verão, evite a entrada de raios solares directos. Reduzir a intensidade do ar condicionado em um grau Celsius representa até 10% de poupança energética.

     

  3. Evite ter as luzes ou equipamentos ligados quando não for necessário.

     

  4. Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras e obtenha a mesma luz por menos 80% de energia. As lâmpadas economizadoras têm também um período de vida útil 8 vezes superior, em média.

     

  5. Compre equipamentos que apresentem a melhor eficiência energética (classe A, A+ ou A++).

     

  6. Não deixe os equipamentos em stand-by: desligue-os no botão para não gastar energia sem ter necessidade.

     

  7. Evite abrir desnecessariamente a porta do frigorífico e seja o mais rápido possível a fechá-la: não consuma electricidade que não precisa.

     

  8. Utilize as máquinas de lavar roupa e loiça sempre com a carga completa: poupe água, energia e tempo.

     

  9. Utilize, sempre que possível, programas de baixa temperatura nas máquinas de lavar roupa e loiça

     

  10. Dê preferência a recipientes de cerâmica ou vidro quando cozinhar no forno, porque permitem baixar a temperatura necessária ao cozinhado em cerca de 25ºC.

     

  11. Utilize o microondas para aquecer e cozinhar apenas pequenas quantidades de comida. Quanto maior for a quantidade de comida aquecida mais energia será gasta.

     

  12. Opte por computadores portáteis porque são energeticamente mais eficientes podendo reduzir o consumo de energia até 90%, em comparação com um computador tradicional de secretária.

     

  13. Utilize pilhas recarregáveis, têm um período de vida mais longo.

     

  14. Não mantenha o carregador na tomada depois do aparelho estar carregado.

     

Topo